A Vedanta

Conforme nos aprofundamos em nossos estudos no Caminho Infinito com o objetivo de obter consciência espiritual, nos deparamos com ensinamentos e filosofias de outras partes do mundo. Notadamente encontramos a Vedanta.

A Vedanta é umas das mais antigas filosofias religiosas do mundo, e também uma das mais abrangentes. Baseada nos Vedas, as sagradas escrituras da Índia, a Vedanta afirma a unidade da existência, a divindade da alma e a harmonia das religiões. (VRAJAPRANA, Pravrajika. Vedanta – Uma Simples Introdução, p. 11)

Vedanta significa o ápice do conhecimento, não o conhecimento intelectual mas o conhecimento de Deus e de nossa própria natureza divina.

De acordo com a Vedanta, Deus é infinita existência, infinita consciência e infinita felicidade. O termo para essa realidade impessoal e transcendente é Brahman, a base divina do ser. Não obstante, a Vedanta declara ainda que Deus pode também ser pessoal, assumindo forma humana em cada época. (VRAJAPRANA, Pravrajika. Vedanta – Uma Simples Introdução, p. 12)

No Caminho Infinito buscamos a realização de Deus, a vivência de Deus e reconhecemos Cristo como a presença de Deus. Na Vedanta reconhecemos Atman.

… Deus habita em nossos próprios corações como o divino Ser ou Atman. O Atman jamais nasceu e jamais morrerá. Não é manchado por nossas falhas ou afetado pelas vacilações do corpo e da mente, e não está sujeito ao nosso pesar, desespero, enfermidade ou ignorância. O Atman – puro, perfeito e livre de limitações – é uno com Brahman, assim declara a Vedanta. O maior templo de Deus está no íntimo do coração humano. (VRAJAPRANA, Pravrajika. Vedanta – Uma Simples Introdução, p. 12)

Para conhecer mais sobre Vedanta:

Ramakrishna Vedanta Ashrama

Anúncios